Os livros

Caixa de Desejos (Tordesilhas Jovens Leitores)

Sinopse:

Marília tem 11 anos e a cabeça cheia de conflitos. Não tem muitos amigos na escola, onde é considerada uma nerd, e de repente se vê obrigada a dividir o quarto com a meia-irmã mais velha, a quem vira apenas duas ou três vezes na vida. A menina mora com a mãe, o pai, os avós maternos e um tio numa casa que vive cheia de gente e “mais parece um hotel”. Normalmente Marília se refugia na leitura e em Laurinda, a avó paterna. Vó Laurinda adoece e morre, mas antes deixa um presente para a neta: uma caixa de madeira onde ela deverá guardar suas lembranças e registrar os seus desejos, para nunca esquecê-los.

A chegada da meia-irmã e dessa caixa meio mágica mudam a vida de Marília, que acaba por encontrar nas duas o apoio de que precisava para enxergar o mundo de um jeito menos complicado e até rever algumas de suas atitudes. Nesse processo, conquista seu primeiro namorado, um colega da escola que esnoba a garota mais popular da turma para ficar com ela. Mas não é só. Marília realiza também o sonho de se tornar escritora.

Com uma prosa saborosa e cheia de vida, Caixa de Desejos aborda com muita sensibilidade a tumultuada entrada na adolescência, mesclando as dores e as dúvidas do crescimento com a alegria de descobrir o amor e uma vocação.

“Os sonhos alcançaram Ana Cristina, é o que nos revela “Caixa de desejos”. Nele, uma menina ganha uma caixa de sua avó, e esta vem a falecer em seguida. A partir desse ponto, a narrativa se transforma de uma história de perdas em uma história de ganhos: a perda da avó e a chegada de uma meia-irmã. E mais não posso dizer para não antecipar o prazer de quem vai ler. Escrito com a sabedoria típica das meninas, a autora constrói um texto delicado, fluente e bem-humorado.”

 Livia Garcia-Roza

“Encantar jovens leitores, despertando-lhes o gosto pela literatura por meio de histórias que os arrebatem e com as quais se identifiquem. […] Ana Cristina Melo cumpre brilhantemente essa missão […]. Caixa de desejos, além de uma leitura saborosa, nos mostra que o universo da fantasia não é uma prerrogativa exclusiva da infância, mas algo a ser cultivado por toda a vida.”

Luis Eduardo Matta

“[Em Caixa de desejos] nada falta, desde os desencontros com o mundo adulto, até a descoberta do primeiro amor. O que mais encanta neste livro é a magia e a doçura com que ela envolve a história.”

Maria Helena Whately, escritora, em resenha para o Jornal Montbläat

 

Editora Tordesilhas Jovens Leitores

Leia um trecho do livro na página da Editora

ISBN: 978-85-64406-97-1
Ano: 2014
Formato: 14 x 21
Nº de páginas: 96
2ª edição
Gênero: Juvenil
Preço sugerido: R$ 22,50

 

Capa do Livro

Sinopse:

Com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, a vida de Marília não anda fácil. Apaixonada por literatura, ela está terminando e ensino médio e se preparando para prestar o vestibular, momentaneamente conformada de fazer o curso de Jornalismo, uma sugestão dos pais.

Dividida entre um namorado ciumento e agressivo e a atração por um colega do colégio, a sensível e inteligente Marília sabe que precisa tomar uma decisão, mas não faz ideia do que ainda terá de passar para sair desse conflito inteira. A chegada do misterioso Joca à casa da família acrescenta ainda mais turbulências ao cotidiano, mas a volta de Francine, sua querida irmã e conselheira, vai ajudá-la a encontrar o caminho no meio do caos.

Com um texto inventivo e saboroso, a escritora Ana Cristina Melo constrói com sensibilidade uma história envolvente de jovens reais e de sua passagem para a vida adulta, jovens que lutam para descobrir seu lugar no mundo: seus amores, suas paixões, sua vocação.

“Ana Cristina Melo descreve com precisão e leveza o universo de sua protagonista nessa difícil passagem da infância à vida adulta, e o que mais chama a atenção é o olhar empático que ela destina aos personagens, fazendo com que o leitor os acompanhe com entusiasmo, o mesmo entusiasmo que a autora dedica a cada pensamento, a cada encontro, a cada frase..”

 Carola Saavedra

“Marília, Francine e os outros personagens de Caixa de desejos cresceram. Assim como a escrita de Ana Cristina Melo, que faz o leitor acompanhar as aventuras, alegrias e tristezas do livro como se fizesse parte dele. Isso porque De volta a Caixa de desejos lida com conflitos e decisões típicos dos jovens do nosso tempo, e nada melhor que uma boa literatura para fazer lembrar que, nesses momentos, não estamos sozinhos.”

Henrique Rodrigues

Editora Tordesilhas Jovens Leitores

Leia um trecho do livro na página da Editora

ISBN: 978-85-64406-98-8
Ano: 2014
Formato: 14 x 21
Nº de páginas: 304
2ª edição
Gênero: Juvenil
Preço sugerido: R$ 35,50

 

Anúncios